Vantagem competitiva:
Como as empresas têm se diferenciado dos seus concorrentes através do Assessment

29 JAN,2024 - Publicado por: Taissa Costa

#rh #VantagemCompetitiva #Inovação

Assessment é uma poderosa ferramenta para mapeamento de perfil, potencial e motivadores da força de trabalho. Temos visto um aumento no número de clientes que nos procuram para ajudar a resolver lacunas de competências interpessoais. As empresas estão buscando constantemente formas para automatizar tarefas, explorando soluções inovadoras e uso da IA para aumentar a efetividades de suas ações. Com isso, algumas capacidades comportamentais aumentaram sua relevância, neste ambiente de constate transformação.

Diante da evolução tecnológica do mercado de trabalho, saber diagnosticar competências interpessoais com precisão para que o desenvolvimento dos colaboradores acompanhe o avanço dos negócios tornou-se uma vantagem competitiva. Empresas que possuem ferramentas precisas para diagnosticar quais são os comportamentos fundamentais a serem desenvolvidos nos times de trabalho, para o alcance das metas, se diferenciam dos seus concorrentes.

Para começar, o que é vantagem competitiva?

Porter (1989) afirma que a vantagem competitiva acontece quando uma empresa consegue criar uma capacidade ou valor superior, que a diferencia das demais, para seus clientes. A busca da vantagem competitiva, está na essência da formulação estratégica que a forma mais relevante de lidar com a competição e concorrência de mercado.

Qual experiencia sua empresa gera nos clientes que nenhum outro concorrente consegue substituir?

Nesse corre de mercado, o que é difícil de ser copiado, único e exclusivo?

Seu concorrente pode copiar seu produto, seu preço e até sua logo. Mas, se a Cultura da empresa tiver bem estabelecida e absorvida pela equipe, dificilmente ele entregará a mesma percepção de valor ao cliente. Uma boa estratégia de cultura, uniforme e com clara definição de soft skills faz o negócio chegar na frente. Algumas capacidades que geram vantagem competitiva não foram substituídas pela tecnologia, são as competências mais sociais, como o pensamento crítico e a inteligência emocional.

Um time com capacidade de adaptação rápida, flexibilidade para navegar nas mudanças, visão estratégica de mercado e engajamento para construção coletiva, através do modelo de cultura da empresa, se torna uma fórmula única e exclusiva, difícil de ser copiado porque gera uma experiencia excepcional ao cliente.

Mas, como o RH pode criar uma vantagem competitiva para a empresa?

Em um estudo recente, sobre o futuro das soft skills, descobriu que 84% das organizações que contratam novos funcionários já com as soft skills alinhadas a cultura da empresa tem mais chances de superar suas metas em resultados.
Isto ocorre porque as soft skills, competências comportamentais, contribuem para o sucesso de várias maneiras, tanto para um indivíduo como para uma organização, tais como ajudar os indivíduos a comunicar de forma mais eficaz com colegas e partes interessadas, construindo relações mais fortes e criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e dinâmico.

O aproveitamento eficaz destas competências também proporciona aos indivíduos uma base sólida para assumirem posição de liderança, orientando e motivando outros. Tudo isso leva a uma maior satisfação dos funcionários e ao desempenho dos negócios. Segundo pesquisa do Gallup, equipes altamente engajadas apresentam lucratividade 21% maior e ainda contam com redução de 41% no absentismo e 59% menos rotatividade.

Na prática, como isso funciona?

A Clave, em parceria com a LG Lugar de Gente, tem uma solução integrada para você diagnosticar competências comportamentais, através da metodologia do Assessment, ao longo da jornada do colaborador.

Funcionários desligados custam 550 mil milhões de dólares em perda de produtividade por ano para as empresas, mensurar comportamentos desde a fase de recrutamento e seleção faz diferença no bolso dos acionistas.

Muitas empresas até utilizam soluções de Assessment, mas, na prática, a falta de integração entre os sistemas faz com que os dados se percam e sejam utilizados apenas em tomadas de decisão pontuais. 57% das organizações pesquisadas em um estudo realizado pela Deloitte afirmaram que a incapacidade de gerar análises com seu sistema antigo foi um dos principais motivos pelos quais procuravam novas tecnologias de RH.

Escutando a dor dos clientes, construímos uma solução única em que é possível gerar vantagem competitiva, mapeando comportamentos dos profissionais para entrega de resultados espetaculares, possível apenas através de pessoas alinhadas a cultura do negócio.

Se sua dificuldade é mensurar a aderência e evolução comportamental da força de trabalho, através de dados e metodologia, tendo todos os sistemas de RH integrados, conta com a gente para te ajudar. Em uma única solução integrada, você conseguirá ter a vantagem competitiva de recrutar, desenvolver, promover e movimentar profissionais baseado em dados e soft skills.

Vamos conversar sobre esse tema? Agenda com um dos nosso consultores

Fontes de pesquisa: Gallup, peopleHum, Deloitte e McKinsey.

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Taissa Costa

É Partner & COO da Clave

Administradora de empresas pela PUC, com formações complementares em Executive Coaching, Psicologia Positiva e MBA em Gestão & Negócio. Tem mais de 17 anos de experiência em RH, sólida atuação na criação e implantação de projetos de consultoria em Carreira & Sucessão, Assessment, Jovens Talentos e Mentoria que se tornaram referência em mapeamento de potencial e desenvolvimento de pessoas em diversos segmentos. Destaque para construção de métodos e ferramentas em mapeamento de perfil e talentos. 


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